quarta-feira, 18 de abril de 2012

Religião Afro-Brasileira


Umas das principais religiões afro-brasileiras é o candomblé e a umbanda, que tem certa participação no pais , principalmente em São Paulo , no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e na Bahia. Em 1991 o IBGE fez uma pesquisa que existiam quase 650 mil adeptos a essas religiões, esse número inclui tanto os frequentadores assíduos quanto os esporádicos, que muitas vezes estão ligados também a outras religiões.
-Candomblé
                É uma religião que cultua orixás. Chegou ao Brasil entre os séculos XVI e XIX com o trafico negreiro que vieram da África Ocidental. As cerimônias ocorrem em templos chamados territórios. Sua preparação é fechada e envolve muitas vezes o sacrifício de pequenos animais. São celebradas por cantos e ritmo dos tambores, que variam segundo o orixá homenageado, no Brasil cultua apenas 16 dos mais de 300 orixás existentes na África Ocidental.

-Umbanda
                Nascida no Rio de Janeiro nos anos 20 com a mistura de crenças e rituais africanos e europeus. A umbanda considera o universo povoado de entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por intermédio de um iniciado (o médium), que os incorpora, que se manifestam por meio de figuras como o caboclo, o preto-velho e a pomba-gira e outros.




imagem: http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/candomble.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário